Fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica em agentes de limpeza pública do Município de Guaraí-TO: Realidade e atuação de enfermagem

Carolina Delevatti, Paula Valéria da Silva Marinho, Leidiany Souza Silva, Rafael Souza Silva, Rogério Carvalho de Figueredo

  • Rogério Carvalho de Figueiredo INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Carolina Delevatti INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Paula Valéria da Silva Marinho INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Leidiany Souza Silva INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Rafael Souza Silva INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Resumo

Os agentes de limpeza pública são profissionais importantes para a qualidade de vida dos indivíduos. Os agentes de limpeza urbana estão sujeitos a diversos riscos que são inerentes a sua profissão. Nos dias atuais as condições de trabalho dos garis podem determinar sua saúde e qualidade de vida. O estudo tem como objetivo identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de Hipertensão e Diabetes em agentes de limpeza pública e identificar a percepção destes agentes sobre a atuação de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem quali-quantitativa, constituída por uma amostra de 40 (quarenta) agentes de limpeza pública (garis), de ambos os gêneros, de uma empresa de limpeza pública, terceirizada por um município interior do Estado do Tocantins. Quanto ao estilo de vida da população pesquisada, pode-se destacar a pouca prática de exercícios físicos associados a um padrão de sono insatisfatório. E ainda demonstrou o descuidado com a alimentação. Foi possível observar resultados satisfatórios, principalmente, em relação ao conhecimento das assistências prestadas e disponibilizadas nos serviços de saúde, em contrapartida, percebeu-se também falhas em novas estratégias e com grande potencial, que são os casos das buscas ativas e principalmente da Educação em Saúde. Concluiu-se que estratégias precisam ser planejadas para o enfretamento da situação caracterizada, após a detecção dos fatores de risco. Além disso, ficou evidente que a assistência de enfermagem é de suma importância nesse processo e mudança de realidade.

 

Palavras-chave: Garis. Enfermagem. Hipertensão. Diabetes.

Biografia do Autor

Rogério Carvalho de Figueiredo, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, respondendo pelas áreas técnicas de saúde da criança, adolescente, mulher, homem, idoso e nutrição. Foi enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2. Foi membro da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. É facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Coordena, organiza e desenvolve ações de formação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Na docência atuo seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Atualmente componho o colegiado dos cursos de graduação Enfermagem e Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Sou responsável por disciplinas teóricas em ambos os cursos e também supervisor de estágio do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Oriento grupos e projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, e tenho alguns trabalhos já publicados, todos na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Carolina Delevatti, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.

Paula Valéria da Silva Marinho, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.

Leidiany Souza Silva, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Orientadora. Enfermeira, mestranda em Promoção da Saúde, Especialista na área de Saúde Pública: Saúde Coletiva e Saúde da Família, Professora Assistente do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catariana – Faculdade Guaraí.

Rafael Souza Silva, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Colaborador. Enfermeiro, Especialista em Urgência e Emergência, Professor Assistente do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.

Publicado
2020-09-12