Principais características da atuação dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária em Saúde na assistência ao paciente soropositivo
Luana Maria Lima Feitosa, Sandra Rodrigues da Silva Rosa, Leidiany Souza Silva, Rogério Carvalho de Figueredo, Rafael Souza Silva
Resumo
RESUMO
O termo “AIDS” pode ser conceituado como uma patologia relacionada à contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que por sua vez, pode ocasionar a debilitação do organismo, pois, se instala no sistema imunológico do indivíduo. O presente estudo tem por objetivo, identificar as principais dificuldades e fragilidades expressadas pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária em Saúde (APS), diante da prestação de cuidados ao paciente soropositivo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, segundo os pressupostos do método quali-quantitativo, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município do interior do Estado do Tocantins, com profissionais de enfermagem. Dentre os principais resultados, foi surpreendente que a maioria dos participantes não conhece sobre às formas de controle da infecção pelo HIV/AIDS, e não receberam treinamento para a realização de testes rápidos. Quanto à realização de campanhas para prevenção do HIV, a maioria dos pesquisados afirmaram desenvolver ações educativas, porém disseram ter dificuldades. Conclui-se, que os profissionais de enfermagem da APS apresentam um papel importante na prevenção da infecção pelo HIV e na prestação da assistência aos pacientes soropositivos. Entretanto, ainda existe um déficit de conhecimentos quanto HIV/AIDS, por parte equipe de enfermagem; evidenciando a necessidade de atualizações relacionadas a temática.
Palavras-chave: Assistência de enfermagem. Paciente Soropositivo. Atenção Primária em Saúde
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.