Prevalência e investigação das variáveis sócio-demográficas e comportamentais de pacientes com queilite actínica atendidos em um Serviço de Estomatologia da região sul do Brasil.

Juliana Tomaz Sganzerla, Bruna Abrunhoza dos Santos Menezes, Mariana Sudati Rodrigues, Mabiéli Rabelo Coelho, Humberto Thomazi Gassen, Sergio Augusto Quevedo Miguens-Jr.

  • Juliana Tomaz Sganzerla Universidade de Gurupi
  • Bruna Abrunhoza dos Santos Menezes
  • Mariana Sudati Rodrigues
  • Mabiéli Rabelo Coelho
  • Humberto Thomazi Gassen
  • Sergio Augusto Quevedo Miguens-Jr

Resumo

A queilite actínica é uma lesão cancerizável de caráter inflamatório que acomete o lábio, principalmente o inferior, sendo causada pela exposição prolongada e excessiva aos raios solares, ocorrendo principalmente em indivíduos do sexo masculino, de cor branca e que exercem atividades expostos ao sol. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de queilite actínica entre os pacientes atendidos no ambulatório de estomatologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, descrever suas características demográficas e avaliar os aspectos comportamentais considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer bucal. A amostra foi composta por 78 prontuários de pacientes atendidos no período de 2006 a 2018. Foram coletadas as variáveis demográficas e comportamentais, sendo estas avaliadas por estatística descritiva absoluta e relativa. A idade média dos pacientes foi de 47,9 anos, sendo a maioria do sexo masculino (53,8%) e de raça branca (64%). A análise das variáveis comportamentais demonstrou que 34,5% (N=27) dos pacientes eram tabagistas ou ex-tabagistas e 35,9% (N=28) não utilizavam fator de proteção labial. A alta prevalência de queilite actínica e a ausência de proteção à radiação solar indicam a necessidade de medidas preventivas para alertar a população acerca dos fatores de risco para o câncer de lábio.

Publicado
2020-06-05