Automedicação: A prática entre discentes do curso de biomedicina de uma instituição de ensino superior do interior do Tocantins

Fabiana Rodrigues Fernandes, Valéria Mariana Ferreira Pinto de Souza, Ana Carla Peixoto, Rogério Carvalho de Figueredo

  • Rogério Carvalho de Figueiredo INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Fabiana Rodrigues Fernandes INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Valéria Mariana Ferreira Pinto de Souza INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ
  • Ana Carla Peixoto INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Resumo

A prática da automedicação é realizada por variadas faixas etárias, sendo que os acadêmicos dos cursos voltados para área da saúde são que mais realizam esta prática em virtude do curso de formação que fornece fundamentos teóricos sobre patologias e medicamentos. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil e a prática dos discentes do curso de biomedicina do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí, no município de Guaraí - TO, em relação a prática da automedicação sem prescrição médica. Trata-se de um estudo de campo de caráter exploratório, que utilizou um questionário para coleta de dados, seguindo os príncípios éticos da resolução do CNS 466/12. Os discentes que estão na reta final do curso se automedicam com maior frequência comparado aos que cursam períodos iniciais. Os medicamentos mais usados sem prescrição médica são os analgésicos, anti-inflamatórios e anticoncepcionais. Mais de 65% dos discentes compram medicamentos sem prescrição médica, utilizando como base, na maioria das vezes, pesquisas feitas na internet. Constata-se consciência sobre os riscos da automedicação à saúde, porém, cada vez mais essa prática vem ocorrendo em todo país.

 

Palavras-chaves: Automedicação. Biomedicina. Discentes. Medicamento.

Biografia do Autor

Rogério Carvalho de Figueiredo, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, respondendo pelas áreas técnicas de saúde da criança, adolescente, mulher, homem, idoso e nutrição. Foi enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2. Foi membro da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. É facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Coordena, organiza e desenvolve ações de formação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Na docência atuo seguindo os pressupostos da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender. Atualmente componho o colegiado dos cursos de graduação Enfermagem e Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Sou responsável por disciplinas teóricas em ambos os cursos e também supervisor de estágio do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Oriento grupos e projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, e tenho alguns trabalhos já publicados, todos na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Fabiana Rodrigues Fernandes, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de bacharel em Biomedicina do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.  Guaraí - TO.

Valéria Mariana Ferreira Pinto de Souza, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Acadêmica do curso de bacharel em Biomedicina do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.  Guaraí - TO.

Ana Carla Peixoto, INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA - FACULDADE GUARAÍ

Biomédica. Especialista em Saúde Pública. Docente do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Guaraí - TO.

Publicado
2020-09-12