Reintervenção endodôntica em dente com canal em forma de C:Relato de caso
Fábio Luiz Soares, Sammila Oliveira Faria, Rogenilson Taylor Pereira Moura.
Resumo
Introdução: Os canais em forma de C apresentam-se como variações anatômicas encontradas principalmente em segundos molares inferiores caracterizadas pela presença de um canal em forma de fita. Devido a sua complexidade e imprevisibilidade anatômica, a intervenção ou reintervenção endodôntica exige do profissional o planejamento e condução cuidadosa do tratamento. O objetivo deste estudo é relatar um caso clínico envolvendo a reintervenção endodôntica em dente com canal em forma de C. Relato de Caso: Paciente foi encaminhado ao consultório odontológico para a realização de reintervenção endodôntica do dente 37. O exame radiográfico mostrou a presença de tratamento endodôntico parcial e rarefação periodontal estendendo da margem óssea distal até o periápice. Foi realizado o preparo químico mecânico e utilizado medicação intracanal à base de hidróxido de cálcio. Após 30 dias foi efetuado a obturação do sistema de canais radiculares. Proservações foram realizadas após 45 dias, 75 dias, 120 dias e 17 meses. Os exames radiográficos evidenciaram a redução da rarefação periapical com total formação óssea após 17 meses. Conclusão: Após 17 meses de proservação foi possível observar o reparo ósseo associado a ausência de sinais e sintomas.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.