Aptidão cardiorrespiratória de praticantes de musculação da cidade de Gurupi-TO
Deyvison José da silva, Mariano Ferreira da Silva, Alef Rodrigues e silva, Eros Silva claudio, Eduardo Fernandes de miranda, Lais Tonello
Resumo
A aptidão cardiorrespiratória é um indicador de saúde geral, no entanto muitos praticantes de musculação não realizaram treinamento específico para melhora desta variável. O objetivo principal desta pesquisa é investigar à aptidão cardiorrespiratória, de praticantes de musculação da cidade de Gurupi - TO. Enquanto objetivo secundário, o trabalhou avaliou o percentual de gordura e o índice de massa corporal de praticantes de musculação da cidade de Gurupi - TO. Materiais e Métodos: a amostra foi feita por 12 voluntários com idade de 18 a 30 anos, residentes da cidade de Gurupi – TO, que treinam nas academias da região central da cidade. Foram mensurados percentual de gordura (%G), índice de massa corporal (IMC), além de realizarem um teste em cicloergômetro para determinação do consumo máximo de oxigênio. Os principais resultados do estudo apontam que o grupo investigado apresenta uma classificação normal quanto ao índice de massa corporal, abaixo da média, em relação ao percentual de gordura, no entanto a aptidão cardiorrespiratória está ruim. Conclui-se com essa pesquisa que a musculação não é um método eficaz para melhora da aptidão cardiorrespiratória da população avaliada. Além disso, a hipótese foi confirmada pois apontávamos que os sujeitos não apresentavam valores dentro dos padrões normais para a variável da aptidão cardiorrespiratória.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.