Avaliação Epidemiológica do Câncer do Colo do Útero no Estado do Amazonas
Davis Wilker Nascimento Vaz, Jim Davis de Oliveira, Hannah Imbelloni Evangelista, Luíza de Castro Pontes, Ramon William da Silva Rezende, Lucas Gabriel Vieira de Carvalho
Resumo
O câncer do colo do útero é um dos principais problemas de saúde pública da população feminina no mundo. No Brasil, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, o câncer cervical é o terceiro mais prevalente nas mulheres. O presente estudo objetivou analisar o perfil epidemiológico do câncer do colo do útero, no Estado do Amazonas, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. Trata-se de um estudo retrospectivo, quantitativo, de abordagem ecológica que utilizou dados disponíveis no SIH/DATASUS. O estudo identificou que a maior parte das pacientes internadas com câncer de colo de útero eram pardas e da faixa etária de 40 a 49 anos. A maioria dessas internações se concentrou na região composta por Manaus, Entorno e Alto Rio Negro. Verificou-se um aumento progressivo anual do número de internações e do número de óbitos por essa doença no estado. Assim, é imprescindível que ocorra a intensificação das políticas públicas voltadas para a prevenção do câncer cervical, principalmente nas cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos da região norte. Ademais, é fundamental que as medidas de rastreamento e de diagnóstico precoce sejam aprimoradas na região, com o intuito de diminuir o tempo decorrido até o diagnóstico.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.