Estudo Epidemiológico da Dengue em um Estado do Norte do Brasil

Caio Willer Brito Gonçalves, Guilherme Augusto de Oliveira Soares, Thiago Santos Souza, Guilherme de Lima Dourado, Diego Chaulin Damasceno, Eros Silva Cláudio

  • Caio Willer Brito Gonçalves Universidade de Gurupi https://orcid.org/0000-0002-8828-8277
  • Guilherme Augusto de Oliveira Soares Universidade de Gurupi
  • Thiago Santos Souza Universidade de Gurupi
  • Guilherme de Lima Dourado Universidade de Gurupi
  • Diego Chaulin Damasceno
  • Eros Silva Cláudio Universidade de Gurupi

Resumo

A dengue é uma arbovirose que atualmente se mostra como um importante problema de saúde pública. No intuito de fornecer informações visando medidas para a redução da cadeia de transmissão, essa pesquisa teve por objetivo analisar aspectos epidemiológicos da dengue no estado do Tocantins. Estudo transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa e descritiva por meio da consulta à base de dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde e o boletim epidemiológico das arboviroses da secretaria de saúde do Tocantins, do período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Foram verificadas 16.962 notificações de dengue, sendo que o estado do Tocantins apresentou o maior número de notificações no ano de 2019 comparado aos estados da região norte do Brasil. Em relação à faixa etária foi identificado um maior número de casos na idade entre 20 a 59 anos, sendo que acima dos 30 anos a maior frequência foi do sexo feminino. A dengue ainda apresenta-se como um importante problema de saúde pública. Dessa forma afirma-se necessidade do aperfeiçoamento de ações relacionadas a prevenção e ao tratamento adequado. Conscientizando a população a optar por medidas que impeçam a disseminação do vírus.

 

Biografia do Autor

Caio Willer Brito Gonçalves, Universidade de Gurupi

Graduando em medicina

Thiago Santos Souza, Universidade de Gurupi

Graduando em medicina 

Guilherme de Lima Dourado, Universidade de Gurupi

Graduando em medicina 

Diego Chaulin Damasceno

Graduando em medicina 

Eros Silva Cláudio, Universidade de Gurupi

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual de Goiás - ESEFFEGO (Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás) desde 2012. Pós-graduado em Anatomia Humana, Docência do Ensino Superior e em Fisioterapia Traumato Ortopédica com ênfase em Terapias Manuais. Atualmente é docente efetivo da Universidade de Gurupi-UNIRG (Gurupi-TO), nas disciplinas de Anatomia, Neuroanatomia, Fisiologia Humana e Patologia Geral nos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e Enfermagem. 

Publicado
2020-09-12