Fatores que interferem na adesão dos pais e/ou responsáveis no cumprimento do calendário básico de vacinação infantil
Naiana Mota Buges, Leidyane Franco dos Santos Pereira, Roziane Ferreira da Silva Almeida
Resumo
No Brasil, o Ministério da Saúde oferta de maneira gratuita diversas vacinas, que são distribuídas, periodicamente ou ainda em períodos de campanhas nacionais. Estas são administradas e aprazadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação, que tem o seu início logo no primeiro ano de vida do indivíduo. O objetivo desta revisão é apresentar os principais fatores que influenciam na adesão dos pais e/ou responsáveis no cumprimento do calendário básico de imunização infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura. Conforme os critérios, foram selecionados 08 estudos, sendo o resultado organizado em três categorias: Confiança”, “Complacência” e “Conveniência”. Conclui-se que é preciso uma atuação mais eficiente e esclarecedora por parte dos profissionais de saúde, principalmente do enfermeiro e sua equipe, junto aos pais e/ou responsáveis, para que assim tenhamos uma maior efetividade no cumprimento do calendário de vacinação desde a infância. Quanto a falta de imunobiológicos nas unidades, essa é uma responsabilidade pertinente aos gestores das instituições de saúde, e do governo. É preciso que estes detenham o controle e organização das campanhas de vacinação, de acordo com o calendário, e ainda, ofertem a quantidade adequada de imunobiológicos conforme a necessidade da população.
Palavras-chave: Vacinação, Saúde da Criança, Educação em Enfermagem.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.