Atuação do enfermeiro no atendimento ao paciente suspeito e/ou vítima de acidente vascular encefálico.
Jéssyka Viana Valadares Franco, Luenda Castanheira Luz, Daniela de Souza Silva, Dayanna Cristina Braz, Letícia Antunes Spíndola
Resumo
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença séria onde pode ter consequências devastadoras para um paciente, afetando qualidade de vida futura. Por esta razão, este trabalho tem por escopo discorrer sobre a atuação do enfermeiro no atendimento ao paciente suspeito e/ou vítima de acidente vascular encefálico, ressaltando a necessidade de que medidas urgentes precisam ser tomadas para um serviço de emergência a fim de garantir um tratamento de AVE abrangente e dessa maneira garantir a sobrevida do paciente, otimizando assim seu quadro clínico. Foi realizado um uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo transversal, realizada através do levantamento de dados e informações publicados em artigos científicos, revistas eletrônicas dos anos de 2016 à 2020, sendo contabilizando 554 artigos no total, onde destes foram selecionado 24 artigos para análise do conteúdo. Observou-se que o AVE é uma doença complexa que requer os esforços e competências de todos os membros da equipe multidisciplinar. Enfermeiros desempenham um papel fundamental em todas as fases do cuidado do paciente acidente vascular encefálico sendo imprescindível para uma assistência adequada e integral com sincronismo e rapidez aos pacientes vítimas de AVE, no intuito de reduzir sequelas e custos na saúde.
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico. Enfermagem. Paciente.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.