Fisioterapia preventiva cardiovascular: Relato de experiência
Elizângela Sofia Ribeiro Rodrigues, Rodrigo de Faveri Moreira, Rafaela de Carvalho Alves, Janne Marques Silveira, Eros Silva Claúdio, Valmir Fernandes de Lira
Resumo
Introdução: As doenças cardiovasculares contribuem para o aumento das taxas de morbimortalidade, perda na qualidade de vida e aumento dos gastos públicos. Objetivos: Promover ação educativa por meio de palestra sobre prevenção e correção dos fatores de risco cardiovascular direcionada à participantes do CRAS Nezinho Guida, Setor Vila Íris, Gurupi-TO. Metodologia: Relato de experiência sobre atuação primária direcionada à indivíduos com mais que 18 anos, de ambos os sexos, em 2019. Após autorização do CRAS os participantes foram submetidos à uma palestra inicial para explicar a ação e sua importância. Em segundo momento houve aferição de medidas antropométricas (peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca) e ficha de avaliação para verificar a presença de fatores de risco cardiovascular. Os mesmos foram submetidos semanalmente à palestras e orientações preventivas de doenças cardiovasculares, seguido de aferição de dados vitais pré e pós exercícios físicos em grupo. Resultados: Pode-se inferir que a ação contribuiu para maior esclarecimento dos participantes, onde foram detectados a presença de fatores de risco para doenças ateroscleróticas. Considerações finais: Pode-se inferir que a existência de fatores de risco cardiovascular constitui-se importante problema de saúde pública, o que demonstra a importância de ações de caráter preventivo e educativo em prevenção primária.
Palavras-chave: Fatores de risco. Doenças cardiovasculares. Prevenção de doenças. Fisioterapia.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.