Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo no ambiente de aprendizagem
Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Eutima Klayre Pereira Nunes, Maria Vitória Melo de Oliveira, Janderson Castro dos Santos, Laylla Luanna de Mello Frasca, Thais Vilela de Sousa, Iel Marciano de Moraes Filho
Resumo
Objetivo: avaliar a aquisição de habilidades básicas de estudantes no Espectro do Autismo. Método: Pesquisa transversal descritiva com abordagem quantitativa, utilizou como base o instrumento Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada. Foram consentidas a participação de 23 crianças no Transporto do Espectro do Autismo, em nove centros de coleta de dados, ademais os dados foram organizados em quadros e tabulados no software Statistical Package for the Social Sciences, em seguida, foram consolidados por meio das técnicas de estatísticas descritivas (frequências absoluta e relativa), posteriormente foram discutidos com base na literatura produzida sobre o tema. Resultados: os estudantes apresentaram maior habilidades no recreio e no tempo livre explorando brinquedos nos ambientes é retirando-os e posicionando-os de forma adequada e nos menores níveis apresentaram baixas habilidades na interação social demonstrando que a maioria dos participantes não são capazes de manter contato visual, corroborando que não possuem boas experiências em grupo e dificuldades de interação com os professores Conclusão: os participantes da pesquisa são capazes de executar habilidades necessárias para a vida cotidiana, todavia, percebeu-se que parte dos estudantes ora não conseguiam realizar a tarefa, ora obtinha baixo desempenho.
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