Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo no ambiente de aprendizagem

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Eutima Klayre Pereira Nunes, Maria Vitória Melo de Oliveira, Janderson Castro dos Santos, Laylla Luanna de Mello Frasca, Thais Vilela de Sousa, Iel Marciano de Moraes Filho

Resumo

Objetivo: avaliar a aquisição de habilidades básicas de estudantes no Espectro do Autismo. Método: Pesquisa transversal descritiva com abordagem quantitativa, utilizou como base o instrumento Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada. Foram consentidas a participação de 23 crianças no Transporto do Espectro do Autismo, em nove centros de coleta de dados, ademais os dados foram organizados em quadros e tabulados no software Statistical Package for the Social Sciences, em seguida, foram consolidados por meio das técnicas de estatísticas descritivas (frequências absoluta e relativa), posteriormente foram discutidos com base na literatura produzida sobre o tema. Resultados: os estudantes apresentaram maior habilidades no recreio e no tempo livre explorando brinquedos nos ambientes é retirando-os e posicionando-os de forma adequada e nos menores níveis apresentaram baixas habilidades na interação social demonstrando que a maioria dos participantes não são capazes de manter contato visual, corroborando que não possuem boas experiências em grupo e dificuldades de interação com os professores Conclusão: os participantes da pesquisa são capazes de executar habilidades necessárias para a vida cotidiana, todavia, percebeu-se que parte dos estudantes ora não conseguiam realizar a tarefa, ora obtinha baixo desempenho.

Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Eutima Klayre Pereira Nunes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Maria Vitória Melo de Oliveira

Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Janderson Castro dos Santos , Universidade Federal do Piauí

Cirurgião Dentista, Doutor em Saúde e doutorando em Farmacologia da Universidade Federal do Piaui (UFPI), Teresina- PI- Brasil.

Laylla Luanna de Mello Frasca, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Agronoma. Mestre me agronomia. Doutoranda em Agronomia.Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil

Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista, Campus Brasilia, Brasilia, Brasil .

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasília, DF, Brasil.

 

Publicado
2021-03-03