Assistência Farmacêutica no uso de contraceptivos de emergências
Geane Marinho de Oliveira, Laryssa Matias Costas, Jéssyka Viana Valadares Franco
Resumo
O contraceptivo de Emergência (CE) é uma evolução na ciência que vem contribuindo na prevenção de uma gravidez indesejada, é um método utilizado para prevenção de uma gravidez após uma relação sexual desprotegida, ajudando a diminuir o número de gravidez não planejada, é conhecida popularmente como “pílula do dia seguinte” ou “anticoncepcional de emergência”. Dessa maneira o objetivo do trabalho é avaliar a assistência farmacêutica no uso de contraceptivos de emergência. No entanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, na qual foi selecionado 21 artigos e examinado conteúdo para certificar a relação com o tema. Perante isso, foram excluídos 9 por se tratar de estudos de cartas, artigos de opinião, comentários, o que dificultava a leitura e a compreensão da temática, e totalizaram 12 artigos que apresentavam relevância para o trabalho. Nessa perspectiva, observou-se que o CE é vendida de modo fácil em drogarias sem prescrição médica e em sua grande maioria sem orientação do profissional farmacêutico, mostrando a importância do profissional ser capacitado para aconselhar e nortear as possíveis dúvidas, pois a assistência farmacêutica é uma atividade voltada para o paciente, onde os profissionais são responsáveis pelas necessidades relacionadas aos medicamentos e seu compromisso com os mesmos.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.