Utilização popular de plantas medicinais para tratamento e controle da hipertensão arterial: Uma revisão integrativa

Thallyta Juliana Pereira da Silva, Letícia Fernanda Magalhães de Holanda, Thaís Amanda Alves de Souza, Nathália Camilly da Silva Neves, Ivanise brito da silva.

Resumo

A hipertensão arterial tem elevada prevalência no Brasil. Com isso, os serviços de saúde buscam estratégias para prevenção e controle da doença. Uma das estratégias não medicamentosas para o tratamento desse agravo consiste na utilização de plantas medicinais. Objetivou-se investigar por meio de uma revisão integrativa, o uso de plantas medicinais utilizadas popularmente para o tratamento e controle da Hipertensão arterial no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva baseada na revisão integrativa da literatura. A seleção dos artigos foi realizada por dois pesquisadores de forma simultânea, à   etapa de seleção se deu pela leitura de títulos e resumos, por meio do programa de revisão gratuito da web denominado Rayyan Qatar   Computing   Research   Institute, assim, foram selecionados sete artigos. Nos artigos, constatou-se um ensaio clínico randomizado e estudos etnobotânicos, que são essenciais para as evidências científicas. Foram identificadas 18 espécies diferentes nos estudos avaliados, tendo como partes mais utilizadas: folhas e as sementes. O uso de plantas foi identificado como uma possibilidade terapêutica, a investigação desse uso é importante para os prescritores, uma vez que os constituintes químicos presentes nas espécies vegetais podem interagir com os anti-hipertensivos.

 

Palavras-chave: Hipertensão arterial. Plantas Medicinais. Brasil.

Biografia do Autor

Thallyta Juliana Pereira Silva, Instituto Federal de Pernambuco-IFPE

Discente do curso Bacharelado em enfermagem no IFPE- campus Pesqueira 

Letícia Fernanda Magalhães de Holanda, Instituto Federal de Pernambuco-IFPE

Discente do curso Bacharelado em enfermagem no IFPE- campus Pesqueira 

Thaís Amanda Alves de Souza , Instituto Federal de Pernambuco-IFPE

Discente do curso Bacharelado em enfermagem no IFPE- campus Pesqueira 

Nathália Camilly da Silva Neves, Instituto Federal de Pernambuco-IFPE

Discente do curso Bacharelado em enfermagem no IFPE- campus Pesqueira 

Ivanise brito da silva, Instituto Federal de Pernambuco-IFPE

Docente do curso Bacharelado em enfermagem no IFPE- campus Pesqueira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT-UFPE). Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós- Graduação em Inovação Terapêutica -PPGIT-UFPE. Experiência profissional nas áreas de plantas medicinais, produtos naturais, morfometria, morfologia, histologia, e educação em saúde. 

Publicado
2022-03-15