A influência da PCR na perícia criminal

Kassya Munyse Cardoso Alves, Poliana Pinheiro Silva,Jéssyka Viana Valadares Franco, João Paulo Silva Azeredo,

  • Kassya Munyse Cardoso UNIRG
  • Poliana Pinheiro Silva UNIRG
  • Jéssyka Viana Valadares Franco Universidade de Gurupi
  • João Paulo Silva Azeredo Universidade de Gurupi

Resumo

Introdução: A PCR (reação em cadeia da polimerase) é uma técnica da biologia celular, desenvolvida e conceituada pelo bioquímico Kary Banks Mullis na década de 80. A repercussão e impacto da PCR concedeu a Mullis o prêmio Nobel de química logo após este método ter sido reconhecido por proporcionar avanços nas pesquisas, especialmente nas da biologia molecular. Essa técnica trouxe vantagens que conduziram os sequenciamentos genéticos para diversos ramos, dentre eles, a área da forense. Objetivo: Consiste em comprovar a importância do presente método dentro das investigações forenses, mediante a materiais biológicos achados no local do crime, que concede analises genética, comparando a posteriormente com aplicações legais. Metodologia Proposta: Refere-se a um estudo elucidativo e descritivo, elaborado através da revisão bibliográfica, desenvolvida por meio de bases de dados achados em plataformas digitais, por livros, artigos científicos e revistas. Resultados: Em todo crime cometido, em que se sucedeu de uma pessoa contra outra, ou a si mesmo, podendo até ser contra propriedades, o autor deixara evidencias ainda que a um grau minúsculo a nível microscópico. Conclusão: o presente estudo consiste em comprovar a eficácia da técnica de PCR nas elucidações de crimes, através de amostras biológicas coletadas para analises, proporcionando facilidade e transparência para os profissionais, por meio da perícia criminal, obtendo assim, relevância nos resultados dos casos apresentados.  

Palavras-chave: PCR. Biologia molecular. Genética forense. Investigação criminal.

Biografia do Autor

Kassya Munyse Cardoso, UNIRG

Acadêmica do curso de farmácia  na  Universidade  de  Gurupi UNIRG.

Poliana Pinheiro Silva, UNIRG

Acadêmica do curso de farmácia  na  Universidade  de  Gurupi UNIRG.

Jéssyka Viana Valadares Franco, Universidade de Gurupi

Bacharel   em   Farmácia Generalista  pelo   Centro Universitário  Tocantinense Presidente   Antônio  Carlos UNITPAC  –  Araguaína.  Docente do  curso  de  farmácia  e fisioterapia  da  Universidade  de Gurupi –UNIRG.  Graduanda    em Medicina   pela  Universidade   de Gurupi  –  UNIRG. Pós graduanda em Farmácia Clinica  e Hospitalar; Citologia   Oncótica;   e  Atenção primária à saúde com ênfase em saúde da família.

João Paulo Silva Azeredo, Universidade de Gurupi

Farmacêutico Clínico e Industrial pela Universidade de Brasília, Pós graduação em Farmácia Clínica e Oncológica. Acadêmico de medicina na Universidade de Gurupi- UNIRG.

Publicado
2022-06-06