QUALIDADE DE VIDA, ESTILO DE VIDA E SAÚDE: UM ARTIGO DE REVISÃO

  • Gilvam Rodrigues Costa Júnior Egresso do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG.
  • Laís Tonello Egressa do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG e Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (Mestrado).
  • Ricardo Lira de Rezende Neves Mestre em Educação Física - Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.
  • Jean Carlo Ribeiro Mestre em Educação Física - Professor Adjunto nível 2 do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG.
  • Eduardo Fernandes de Miranda Mestre em Educação Física - Professor Adjunto nível 1 do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu pela Enfermagem e Biociências (PPgEnfBio) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Resumo

Historicamente, as pesquisas em Educação Física têm buscado estabelecer as relações entre qualidade de vida, saúde e estilo de vida. Há uma ênfase na dimensão bio-fisiológica. Entretanto, a partir da década de 80, a presença de outros ramos do saber, especialmente das Ciências Humanas e Sociais tem sido notada neste debate. Centra-se a estudar a relação entre estes constructos em uma visão mais ampla, considerando a multidisciplinariedade dos processos sociais, históricos e culturais. Este ensaio pretende inserir-se nesta discussão e apresenta como objetivo contribuir para o debate conceitual da qualidade de vida, saúde, atividade física e estilo de vida e suas relações com a saúde numa perspectiva ampliada.

Publicado
2013-04-04
Seção
Artigos