Mantenedores de Espaço em Odontopediatria
Valéria Silva Andrade; Pammalla Ribeiro da Conceição Ferreira.
Resumo
Ainda que que a perda de espaço seja uma situação comum em crianças e adolescentes, há diferentes situações oclusais e ortodônticas que ocorrem concomitantemente com a perda de espaço são encontrados. Por essa razão, o presente estudo teve como objetivo discutir a respeito dos mantenedores de espaço na odontopediatria. Assim, discutiu-se os tipos de mantenedores de espaço, a sua funcionalidade, os casos que podem e devem ser aplicados, e principalmente os efeitos/consequências. Na metodologia foi realizado uma revisão integrativa da literatura baseado nas bases de dados periódicos, PubMed, Google Acadêmico e Scielo, cujo recorte temporal se deu entre os anos de 2017 a 2021. Nos resultados, os mantenedores de espaço em pacientes pediátricos comprovam sua importância, pois evitam problemas específicos, como o de má-oclusão futura por exemplo; possuem inúmeras vantagens, dentre elas o seu ótimo custo-benefício, devido a simplicidade dos componentes mecânicos utilizados e a facilidade de sua confecção.
Palavras-chave: Mantenedores de espaço. Odontopediatria. Tipos de mantenedores de espaço.
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.