Qualidade de vida em servidores administrativos: uma revisão integrativa da literatura

Andressa Saraiva Castilho, Vinicius Lopes Marinho, Jeann Bruno Ferreira da Silva.

Resumo

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de” sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’ A qualidade de vida é uma preocupação progressiva na sociedade, e isso se deve a associação entre saúde e QV, sendo considerado até como termos sinônimos, porém este é um termo mais amplo que envolve não só saúde, mas também um bem-estar físico, mental e social. Deste modo a pesquisa teve como objetivo Investigar os aspectos em relação a  qualidade de vida de qualidade de vida em colaboradores técnico-administrativos. Tratou-se de uma Revisão integrativa de literatura, realizada entre os meses de agosto a outubro deste ano. Verificou-se um aumento gradativo no número de produções e que as mesmas estavam relacionadas a percepção dos servidores sobre sua qualidade de vida, a mensuração da mesma através de instrumentos específicos e a mensuração da efetividade de programas de promoção da qualidade de vida nesta população.

Biografia do Autor

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Mestre em Ciências da  Saúde pela Universidade Federal do Tocantins; Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi

Psicólogo pela Universidade de Gurupi – UnirG. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins – UFT

Publicado
2022-12-01