Perfil Epidemiológico e Clínico dos Pacientes com Covid-19 Internados na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Referência no Município de Parauapebas, Pará

Dhatilane Merlyn Alves Mergulhão, Nelson Veiga Gonçalves, Bruna Costa Souza, João Sérgio de Sousa Oliveira, Mickaell Gross Santos Silva, Ather Barbosa Figueiredo, Benzi Rodrigues de Souza, Claudia do Socorro Carvalho Miranda.

Resumo

            A COVID-19 é um importante problema de saúde pública. Assim, este trabalho objetivou analisar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com Covid-19 internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de referência no município de Parauapebas do estado do Pará, entre março de 2020 a abril de 2021. Neste trabalho descritivo e transversal os dados epidemiológicos e clínicos foram obtidos nas bases de dados oficiais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas. Os dados demográficos e cartográficos foram obtidos nas bases de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a análise de distribuição de casos foi elaborado um mapa coroplético, utilizando o software ArcGis 10.5. Foram registrados 525 casos de Covid-19 internados em UTI adulto. A análise dos perfis epidemiológico e clínico da doença evidenciou um maior percentual de casos no sexo masculino (66,48%), idosos (49,33%), com evolução a óbito (62,4%), hipertensos (41,27%) e diabéticos (37,95%). A análise da distribuição espacial de casos apresentou um padrão não homogêneo de ocorrência da doença no município. Os resultados da pesquisa acompanham o cenário epidemiológico nacional da doença. É possível concluir que a mesma acometeu de forma mais grave indivíduos idosos que apresentavam doenças preexistentes. Ressaltamos a necessidade da intensificação das ações da vigilância epidemiológica no intuito de mitigar os seus impactos.

Publicado
2023-03-16