Registro de doenças reumáticas atendidas em um hospital do interior do Amazonas
Kethryn Soares Reis, Angelne Dantas Chaves, Romário de Lima Nascimento, Deliany Mendes da Silva Batista, William Bezerra Leite, Hildemberg Agostinho Rocha de Santiago.
Resumo
Introdução: As doenças reumáticas (DRs) são o conjunto formado por diferentes patologias que acometem principalmente o aparelho locomotor: articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos, podendo se manifestar de forma aguda e evoluir para uma fase crônica. Objetivo: Fazer um levantamento descritivo e retrospectivo das DRs, segundo os critérios do American College of Rheumatology (ACR), em prontuários de um hospital da região do Médio Solimões, interior do estado do Amazonas. Método: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, com coleta de dados de base documental, onde foram registrados o sexo, idade, naturalidade e DRs acometidas, no período de setembro de 2008 à setembro de 2019. Os prontuários foram coletados nos arquivos do Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME) do Hospital Regional de Coari “Pref Dr Odair Carlos Geraldo”. Resultados: O sexo feminino foi o mais acometido com 53,47%. A idade média foi de 58,61±13,77 anos. 336 (75,16%) eram naturais do município e 111 (24,84%) de outras localidades. A lombalgia acometeu 176 indivíduos (39,37%), osteoartrite 128 indivíduos (28,64%), osteoporose 78 casos (17,45%), artrite gotosa 30 casos (6,71%), fibromialgia 21 casos (4,70%) e lúpus ou esclerodermia 14 casos (3,13%). Conclusão: Foi possível observar que o município segue a média nacional de incidência de doenças reumáticas e que em virtude de seu isolamento territorial e dificuldade de acesso aos grandes centros, torna-se necessária a criação de um programa de atendimento especializado para prevenção, tratamento e reabilitação da população local.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.