Câncer de mama: categorização BI-RADS retrospectiva por regiões de 2019 a 2021
Brenda Maia do Nascimento, Graziela Morgana Silva Tavares.
Resumo
Objetivo: Verificar as categorias BI-RADS mais diagnosticadas por região brasileira no período de 2019 a 2021. Metodologia: Estudo quantitativo, exploratório e retrospectivo, foi realizado por meio da consulta nas bases de dados disponíveis no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) nas bases de dados do DATA SUS – TABNET, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), no endereço eletrônico (http://www.datasus.gov.br). Foram extraídos dados dos anos de 2019 a 2021. Para análise dos dados, estes foram tabulados no programa Microsoft Excel versão 20.0 e analisados através da estatística descritiva. Resultados: Verificou-se maior número de diagnósticos nas categorias BI-RADS 1 e 2 nos três anos analisados. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram maior número de diagnósticos. Conclusão: A maior parte dos achados se dá nas categorias 1 e 2 do BI-RADS®, o que aponta eficiência do sistema único de saúde (SUS) na prevenção e detecção precoce.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.