Sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores familiares de pacientes em hemodiálise
Filipe Bonfim Nunes, Christielle Lidianne Alencar Marinho, Wilkslam Alves de Araújo, Rudval Souza da Silva, Ana Isabel Cezário de Carvalho Conceição, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Marcelo Domingues de Faria, Rosany Cláudia Dantas Pereira.
Resumo
Introdução: Embora o tratamento dialítico seja considerado um procedimento com resultados benéficos na vida, o mesmo provoca mudanças importantes no ciclo vital dos pacientes, que também estão ligadas a questões sociais e psicológicas que minam os limites do tratamento. Vale ressaltar que todos esses temas podem ter impacto direto na vida dos cuidadores familiares, pois são eles os responsáveis pelo cuidado. Objetivo: avaliar a sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores familiares de pacientes em hemodiálise. Materiais e métodos: trata-se de um estudo analítico, transversal com abordagem quantitativa, o qual avaliou 41 familiares cuidadores de pacientes renais crônicos que realizam tratamento hemodialítico. Utilizou-se os instrumentos whoqol-bref e escala de zarit para investigar a qualidade de vida e sobrecarga desses cuidadores. Resultados: o perfil da amostra é formado predominantemente por mulheres, adultas, casadas, com variação de estudo entre nove a 15 anos, não exercendo nenhuma atividade remunerada e em suma eram filhas dos pacientes, possuindo até um salário mínimo, de religião católica, morando em área rural e com tempo de cuidador entre um a cinco anos. No escore de qualidade de vida, o domínio social teve a maior pontuação. Em relação ao escore de zarit, a sobrecarga leve e moderada se destacaram. Conclusões: o cuidador familiar apresenta sobrecarga frente as atividades do cuidar e tem o domínio social com maior pontuação na dimensão da qualidade de vida.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.