Comparação entre o autorrelato e a mensuração da dor durante a exodontia de molares decíduos superiores: estudo transversal
Isabela Ramos, Danielle Cristina Alves Rigo, Aurélio de Oliveira Rocha, Pablo Santos Silveira, Michely Cristina Goebel, Elisa Varela de Oliveira, Karina Cardoso, Carla Miranda Santana, Mariane Cardoso
Resumo
Objetivo: Comparar a mensuração de dor pelo comportamento com o autorrelato de dor durante exodontia de molares decíduos. Métodos: Este estudo transversal foi conduzido com 38 crianças na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pacientes foram triados e selecionados numa primeira consulta onde indicação clínica e radiográfica de exodontia de molar decíduo superior, idade entre 6 e 9 anos e não ter comprometimento sistêmico foram critérios de inclusão. Na segunda consulta, foi realizada coleta dos dados. A dor autorrelatada através da escala Wong-Baker Faces Pain Rating (FACES) e mensuração da dor por avaliador calibrado que aplicou a escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability (FLACC). O teste Wilcoxon foi usado para comparar dados relacionados com a dor, as variáveis foram dicotomizadas considerando ausência e presença de dor. Resultados: A análise descritiva apontou 18 crianças do sexo masculino (47,3%) e 20 feminino (52,5%). O teste de Wilcoxon mostrou que o autorrelato de dor utilizando a escala FACES foi igual a dor mensurada pelo avaliador com a escala FLACC (Z= -1,414; p>0,05). Conclusão: Não foi identificada diferença entre autorrelato e mensuração de dor durante a exodontia de molares decíduos superiores.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.