Prevalência de incontinência urinária em idosas participantes de instituto de convivência
Resumo
Introdução: A Incontinência Urinária (IU) é uma doença que causa grande impacto sobre a saúde e a qualidade de vida do indivíduo, podendo ser encontrada em qualquer período da vida e em todas as faixas etárias, cujo risco aumenta com a idade, acometendo principalmente as mulheres. Objetivo: O objetivo deste estudo foi mostrar a prevalência de IU nas idosas participantes das oficinas realizadas na Secretaria Municipal de Saúde do município de Gurupi-TO. Materiais e Métodos: Estudo transversal de caráter descritivo. Foram selecionadas 74 idosas com idades acima de 60 anos, alfabetizadas, cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde e que aceitaram participar da pesquisa. As idosas foram abordadas nas atividades lá desenvolvidas, onde foi entregue um questionário de impacto de incontinência urinária (ICIQ – SF) e um folheto explicativo. Resultados: Os resultados do estudo mostraram que 65,8% das idosas entrevistadas sofrem de IU, sendo o predomínio maior nas idosas com idades acima dos 74 anos. Quanto a frequência, 21,9% relataram perder urina 1 vez ao dia, antes de chegar ao banheiro, interferindo assim na vida diária, tendo como maior prevalência a incontinência de urgência. Conclusão: Com a realização deste estudo, foi possível verificar uma significativa prevalência de idosas com IU cadastradas na Secretaria Municipal do Idoso. Portanto, os dados obtidos evidenciam uma necessidade de intervenção profissional adequada, com propostas educativas e esclarecimentos sobre a doença. Descritores: Incontinência Urinária; Envelhecimento; Fisioterapia.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.