Infarto Agudo do Miocárdio: Impacto de recursos físicos e humanos na taxa de mortalidade em hospitais do Maranhão no ano de 2023
Laysa Valentine de Souza Soares, Victor Braga Chaves, Jocenária Ferreira de Souza Soares
Resumo
Introdução: O Infarto agudo do miocárdio (IAM) é a principal causa isolada de morte no Brasil, ocasionando mais de 60 mil óbitos por ano. Inúmeras variáveis influenciam diretamente esses valores, entre elas, os recursos humanos e os físicos disponíveis. Metodologia: Os dados foram obtidos por meio do DataSUS e correlacionados no software Jamovi, tendo como medida principal o R de Pearson. Resultados: Não houve associação entre o número de hospitais, de leitos, de médicos ou de profissionais de saúde em geral. Entretanto, foi encontrada correlação com o número de consultórios de emergência e leitos de emergência. Discussão: Pela análise do cruzamento de dados, percebeu-se que quanto maior a disponibilidade de recursos físicos que possibilitem o acesso imediato à terapêutica, menos mortes acontecem. Além disso, mesmo com quantidades suficientes de unidades hospitalares, é a ala de urgência associada a áreas complementares, que precisa estar bem estruturada. Outrossim, um bom desempenho da equipe, a partir da adoção de protocolos por uma equipe multidisciplinar treinada para tal é substancial à obtenção de bons resultados. Considerações finais: Portanto, fica clara a importância da análise criteriosa das variáveis influentes na taxa de mortalidade do IAM, possibilitando intervenções específicas, visando ao melhor prognóstico e ao menor número de mortes.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.