ANÁLISE DE TEOR DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 100MG EM COMPRIMIDOS COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS DO MUNICÍPIO DE GURUPI/TOCANTINS/BRASIL

  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UnirG
  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG

Resumo

O grande avanço tecnológico e o aparecimento de novos medicamentos, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, fizeram com que uma área de comércio ilícito se destacasse: a venda de fármacos adulterados ou até mesmo falsificados, pois com a precariedade de recursos econômicos e a decadência dos sistemas de saúde, a sociedade busca novas formas de aquisição de medicamentos, visando principalmente à economia. Objetivos: Analisar o teor de Ácido Acetilsalicílico 100mg/cp comercializados em farmácias e drogarias do município de Gurupi/Tocantins/Brasil. Materiais e Métodos: A pesquisa foi de campo do tipo investigativa – descritiva e de caráter exploratório. Foram analisadas 12 amostras de Ácido Acetilsalicílico 100mg/cp de diferentes laboratórios farmacêuticos. Resultados: Das amostras analisadas todas se encontravam fora da especificação, totalizando 100% das amostras. Conclusão: A partir dos resultados obtidos com o presente estudo é possível concluir que as amostras encontram-se reprovadas em testes primordiais para verificação da qualidade do medicamento.

Biografia do Autor

Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UnirG
Farmacêutica formada pelo Centro Universitário UnirG
Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Publicado
2013-11-16
Seção
Artigos