ESTUDO IN VITRO DA APLICAÇÃO DO DIODO EMISSOR DE LUZ NOS FUNGOS TRICHOPHYTON E MALASSEZIA

  • João Paulo Arruda de Oliveira Centro Universitário UNIRG
  • Sávia Denise Silva Carlotto Herrera Centro Universitário UNIRG
  • Adriana Barbosa Rezende Arruda Centro Universitário UNIRG
  • Rodrigo Disconzi Nunes Centro Universitário UNIRG
  • Cláudio Franco Muniz Centro Universitário UNIRG
  • Cássia Alves de Carvalho Centro Universitário UnirG.

Resumo

Introdução: Os fungos são agentes causadores de doenças humanas, destacando-se as leveduras do gênero Malassezia e os Dermatófitos. Na fisioterapia utilizam-se como antimicrobiano e antiinflamatório os diodos semicondutores de luz fotoestimulante como LED (Light Emitting Diode) e LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). Objetivo: Avaliar os efeitos do Laser 660nm nos fungos Malassezia spp e Trichophyton. Material e Métodos: Dividiu-se em Grupo A: 10 placas Thichophyton e Grupo B: 10 placas Malassezia spp, e 01 controle para cada grupo. Após oito dias da repicagem, iniciou-se aplicação do LASER 660nm, modulado a 3J, frequência de 129 mW/cm², pontual, sendo dez aplicações com intervalo de 24 horas. Fotografava-se após cada aplicação para mensuração em Autocad®. Resultados: A área das colônias comparadas no período pré (T0) e pós-aplicação (T1) do equipamento, observou-se em GA uma área T0 com média de colonização de 15,34 cm² ± 1,30, e T1 de 12,17 cm²  ±  2,35. Diante disso, a média comparando T0 e T1 foi significativamente menor (p= 0,0006). No GB, a média de T0 foi de 5,25 cm² ± 4,21 e T1 de 1,78 cm²  ±  1,79. Assim, é estatisticamente menor (p= 0,002) a comparação da média da Área T0 e T1. Não houve comparação das placas controle, pois CA reduziu (p=0,0209) inferindo não ser proveniente da aplicação do equipamento, e CB aumentou visivelmente mas não estatisticamente (p= p=0,3268). Conclusão: O LASER 660nm reduziu significativamente os Fungos Trichophyton (p=0,0006) e Malassezia spp (p=0.002). Entretanto, sugere-se novos estudos com números maiores de placas controle.

Biografia do Autor

João Paulo Arruda de Oliveira, Centro Universitário UNIRG
Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário UnirG
Sávia Denise Silva Carlotto Herrera, Centro Universitário UNIRG
Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela UNOPAR. Coordenadora do Curso de Fisioterapia (UnirG), professora Assistente do Centro Universitário UNIRG. Gurupi-TO, Brasil
Adriana Barbosa Rezende Arruda, Centro Universitário UNIRG
Fisioterapeuta. Mestre em Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco, Professora Adjunta do Centro Universitário UnirG. Gurupi-TO, Brasil
Rodrigo Disconzi Nunes, Centro Universitário UNIRG
Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde pela Univesidade Federal de Goiás – Goiânia (GO). Profº Adjunto I do Centro UnirG, Gurupi (TO)
Cláudio Franco Muniz, Centro Universitário UNIRG
Biólogo.  Mestre em Ecologia / Universidade Federal de Uberlândia/MG. Profº Adjunto II dos Cursos de Fisioterapia e Medicina do Centro Universitário UnirG – Gurupi (TO)
Cássia Alves de Carvalho, Centro Universitário UnirG.
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário UnirG. Gurupi-TO, Brasil
Publicado
2014-03-13
Seção
Artigos