Ocorrência de plantas medicinais e tóxicas em residências de escolares e seu impacto sobre a saúde

  • Elizangela Sofia Ribeiro Rodrigues Centro Universitário UnirG
  • Rodrigo De Faveri Moreira Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • Adriana Arruda Barbosa Rezende Centro Universitário UNIRG
  • Valéria Evangelista Gomes Rodrigues Universidade Federal de Lavras/UFLA

Resumo

Introdução: O uso doméstico de plantas para fins terapêuticos é amplamente utilizado nas diferentes sociedades. Entretanto, o uso indiscriminado de plantas medicinais representa riscos à saúde, como a possível ingestão de plantas tóxicas, associada ao pouco conhecimento específico. Objetivo: Verificar a prevalência de plantas medicinais e tóxicas presentes em residências de escolares e instruir os alunos quanto à utilização correta e os possíveis riscos. Material e Método: Foram investigadas sete quintas séries da Escola Municipal Professor Eurico Silva, em Uberlândia-MG. O presente estudo foi realizado em três momentos. No primeiro foram ministradas aulas informativas. No segundo momento, os alunos realizaram as coletas das plantas utilizadas como medicinais e das reconhecidas como tóxicas presentes em suas residências. E no terceiro momento, os alunos, preencheram formulários contendo dados específicos dos espécimes amostrados, desde nome até indicações e efeitos. Os formulários foram disponibilizados para consulta na biblioteca da Escola. Resultados: Participaram do estudo 193 alunos.  Foram coletados 127 amostras. Foram detectadas 110 (86,6%) espécimes de plantas medicinais e 17 (13,4%) tóxicas. Das 127 amostras, foram encontradas 46 espécies, sendo 42 (91,3%) medicinais, três (6,5%) tóxicas e um (2,2%) de caráter misto. Conclusão: Verificou-se que, nas residências dos escolares conserva-se a tradição de utilizar plantas com fins terapêuticos, embora sem esclarecimento adequado. O presente trabalho colaborou para um maior esclarecimento quanto à forma de utilização das plantas medicinais, bem como para as periculosidades das plantas tóxicas, e ainda para um maior conhecimento sobre a identificação e classificação de plantas utilizadas como fitoterápicos.

Descritores: Plantas tóxicas. Plantas medicinais. Estudantes. Nível de saúde. 

Biografia do Autor

Elizangela Sofia Ribeiro Rodrigues, Centro Universitário UnirG
Fisioterapeuta. Mestre em Fisioterapia Cardiorrespiratória/UNITRI-MG. Profª. Adjunto II do Centro Universitário UNIRG. Gurupi (TO), Brasil.
Rodrigo De Faveri Moreira, Universidade Federal de Lavras/UFLA
Biólogo. Especialista em Botânica/UFLA-MG. Autônomo. Gurupi (TO), Brasil.
Adriana Arruda Barbosa Rezende, Centro Universitário UNIRG
Fisioterapeuta. Mestre em Ciência da Motricidade Humana/Universidade Castelo Branco/RJ. Professora Adjunto do Centro Universitário UNIRG. Gurupi (TO), Brasil.
Valéria Evangelista Gomes Rodrigues, Universidade Federal de Lavras/UFLA
Bióloga. Doutora em Engenharia Florestal. Profª. do Departamento de Biologia/DBI Universidade Federal de Lavras/UFLA. Lavras (MG), Brasil.
Publicado
2014-06-04
Seção
Artigos