Jatropha curcas L. (Euphorbiáceae) como novo bioinseticida: análise fitoquímica preliminar e atividade larvicida contra Aedes aegypti (Diptera: culicidae).

  • Fernando Pereira Beserra Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Raimundo Wagner Souza Aguiar Universidade Federal do Tocantins
  • Elisângela Elena Nunes Carvalho Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Jaqueline Cibene Moreira Borges Centro Universitário de Gurupi (UnirG)
  • Bruno Nunes do Vale Centro Universitário de Gurupi (UnirG)

Resumo

Introdução: A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti L. Nenhuma vacina ainda foi validada, portanto, há necessidade de desenvolvimento de novos produtos com novos modos de ação e que causem menos impacto ambiental. Objetivo: avaliar a toxicidade de Jatropha curcas frente a larvas de A. aegypti, além de determinar o perfil fitoquímico preliminar. Material e Método: Os extratos de folhas e caule de J. curcas foram obtidos por maceração durante 7 dias em 500mL de etanol 70% e rotaevaporação. Os extratos obtidos foram submetidos à triagem fitoquímica e atividade larvicida. Para a realização do bioensaio, os extratos na concentração de 100µg/ml foram suspendidos em copos descartáveis contendo 100 ml de água destilada e 15 larvas de 3º estágio de A. aegypti cada copo. Os dados foram analisados através do programa de estatística SISVAR 4.8, com nível de significância de p<0,05. Resultados: A triagem fitoquímica detectou a presença de proteínas e aminoácidos, depsídeos e depsidonas, taninos e fenóis, alcalóides, esteróides e triterpenos, saponinas e polissacarídeos no extrato das folhas e caule de J. curcas. A análise da eficácia de ambos os extratos (folha e caule) de J.curcas sobre o A. aegypti, demonstrou efeito inseticida significativo sobre as larvas de 3º estágio desse mosquito e diferiram estatisticamente com o grupo controle, em ambos os períodos de avaliação (**p<0,01). Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo contribuíram com informações fitoquímicas dessa espécie, como também no potencial desta planta no controle de larvas do A. aegypti.

Descritores: Jatropha curcas. Análise fitoquímica. Aedes aegypti. Controle biológico

Biografia do Autor

Fernando Pereira Beserra, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário de Gurupi, UnirG.

Mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, SP.

Doutorando em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, SP.

Departamento de Morfolofia.

Instituto de Biociências de Botucatu/UNESP

 

Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais

Sub-áreas: Cicatrização de feridas cutâneas, diabetes

 

Raimundo Wagner Souza Aguiar, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Mestre em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (UNB). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gurupi-TO, Brasil.

Elisângela Elena Nunes Carvalho, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (UFAL). Mestre e Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Adjunto II da UFLA. Lavras-MG, Brasil.
Jaqueline Cibene Moreira Borges, Centro Universitário de Gurupi (UnirG)

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Assistente do Centro Universitário de Gurupi – UnirG. Gurupi-TO, Brasil.

Bruno Nunes do Vale, Centro Universitário de Gurupi (UnirG)

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Centro Universitário de Gurupi – UnirG. Gurupi-TO, Brasil.

Publicado
2014-09-04
Seção
Artigos