Bundles de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva
Resumo
Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica é uma das infecções hospitalares mais comuns na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, quando adquirida aumenta o tempo de internação, e consequentemente os custos para a instituição. Objetivo: Verificar as principais medidas de impacto na redução da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) de pacientes internados em UTI. Material e Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica realizada por meio de busca na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados bibliográficos SciELO, LILACS, ANVISA e dissertações no período de 2005 a 2014, na língua portuguesa, de acesso livre. Resultados: Foram encontrados 1.732 publicações, quando filtrados por idioma português restaram 34, sendo utilizados dez publicações que atenderam os critérios estabelecidos. A seleção dos estudos foi realizada através da leitura criteriosa do título e resumo, a fim de verificar as questões que iriam nortear a pesquisa, foram encontradas as medidas de prevenção a PAV segundo os bundles e outras medidas preventivas que também pode ser utilizada para essa prevenção. Considerações finais: Os resultados demostraram que os bundles recomendados para reduzir a PAV são: posicionamento da cabeceira, higiene oral com clorexidina 0,12%, interrupção diária da sedação, profilaxia da úlcera de estresse, profilaxia da trombose venosa profunda.
Descritores: Pneumonia. Ventilação mecânica. Prevenção e controle.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.