Herpes zoster oticus: Síndrome de Ramsay Hunt. Relato de experiência.
Resumo
Introdução: a Síndrome de Ramsay Hunt típica caracteriza-se por paralisia facial periférica associada a erupções vesiculosas sob base eritematosa no pavilhão auricular ou cavidade bucal. É causada pela reativação do Vírus do Herpes Zoster no gânglio geniculado, com uma ocorrência maior em idosos ou imunodeprimidos. Objetivo: evidenciar as características clínicas de um caso atípico da Síndrome de Ramsay Hunt. Métodos: realizou-se um relato de caso sobre um atendimento de uma paciente do sexo feminino, 45 anos, em tratamento para doença vascular periférica há um ano, que deu entrada em Pronto-Socorro com intensa cefaleia hemicraniana direita, associada a lagoftalmia parcial do lado direito, apresentando neuroimagem nada digno de nota. A paciente foi medicada com analgésicos e permaneceu em observação, evoluindo a hemiparalisia facial direita em 24h, culminou após 72h com o surgimento de vesículas bolhosas e intensa dor em pavilhão auricular e conduto auditivo externo do lado direito. Resultado: o diagnóstico de Síndrome de Ramsay Hunt foi confirmado após as erupções cutâneas e o tratamento realizado com Valaciclovir, Prednisona, associado com tratamento adjuvante com colírio lubrificante e analgésicos. Considerações Finais: no caso relatado houve acometimento do nervo facial, VII par craniano, o que está bem documentado na literatura como um nervo comumente envolvido. Contudo, na maioria dos casos, as vesículas antecedem a paralisia facial, o que torna esse caso atípico, em que as erupções cutâneas evoluíram posteriormente à paralisa facial, sendo considerável e digno de publicação como uma variável menos comum da clássica Síndrome de Ramsay Hunt.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.