Fatores relacionados a autoeficácia em amamentar no contexto do puerpério: Uma Revisão De Literatura
Ezequiel Almeida Barros, Geovania Alencar de Sousa, Italo Hugo Almeida Antero, Lívia Maia Pascoal,Jairo Domingos de Morais, Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, Floriacy Stabnow Santos Santos, Marcelino Santos Neto
Abstract
Objetivo : Identificar na literatura os fatores associados à autoeficácia em amamentar no pós-parto. Materiais e Métodos : Revisão integrativa da literatura, realizada entre abril e maio de 2024 nas bases de dados BDENF, SCIELO, MEDLINE, LILACS e SCIENCE DIRECT, utilizando os descritores: Amamentação, Autoeficácia e Medidas de Associação. Os dados foram coletados por meio do software Rayyan e extraídos com instrumento específico. Os resultados foram avaliados quanto ao nível de evidência e rigor metodológico. Após categorização dos estudos, os dados foram sintetizados em uma tabela para análise descritiva. Resultados : 10 artigos foram incluídos na amostra final. Dentre os fatores associados à elevada autoeficácia na amamentação destacaram-se: Intervenções de apoio à lactação, ser dona de casa, alto nível de escolaridade, multiparidade, experiência anterior em amamentação, confiança materna na amamentação, não uso de fórmulas complementares, amamentação exclusiva amamentação, ausência de diabetes mellitus, idade entre 26 e 35 anos, casada, amamentação na primeira hora de vida do bebê, orientações sobre amamentação no pré-natal, intervenção educativa com álbum seriado sobre amamentação e capacitação em método canguru. Considerações Finais : Ressalta-se a necessidade de políticas e programas de apoio à amamentação que incluam intervenções educativas e de apoio familiar para melhorar a autoeficácia materna na amamentação.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.