Conhecimento de estudantes de ensino médio da rede particular e pública a respeito de transplante e doação de órgãos e tecidos
Resumen
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; text-indent:42.55pt; line-height:150%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->Realizou-se com este estudo uma análise comparativa a respeito da opinião e conhecimento dos estudantes do último ano do ensino médio sobre transplante e doação de órgãos e tecidos em uma Escola privada (A) e em uma Escola pública (B) do município de Gurupi- TO. Trata-se de uma pesquisa de Campo de caráter descritiva, comparativa, transversal com análise quantitativa, realizada no ano de 2011. A amostra foi constituída de 24 (39,30%) alunos da escola A e de 84 (55,60%) da Escola B. Sobre a obrigatoriedade da doação de órgãos no Brasil, os 24 (100%) alunos da Escola A sabem que não é obrigatória versus 82 (97,60%) da Escola B. Sobre as exigências para ser doador, a Escola A 15 (62,5%) alunos versus 55 (65,5%) alunos da Escola B, acreditam que para doar é preciso comunicar aos familiares. Das situações possíveis para doar órgãos e tecidos, a Escola A 23 (95,8%) versus 56 (66,7%) da Escola B, sabem dos tipos de doadores. Sobre a proibição do comércio de órgãos e tecidos no Brasil, a Escola A 24 (100%) e Escola B 75 (89,30%), conhece a legislação. Acerca da intencionalidade da doação 13 (54,20%) dos alunos da Escola A versus 20 (23,80%) da Escola B afirmaram serem doadores. Conclui-se que, não houve diferença significativa (Qui-quadrado, 5%) no conhecimento entre as escolas participantes, embora a Escola A se sobrepôs em alguns aspectos (situação possível para doação) em relação à Escola B. O conhecimento e a opinião dos estudantes sobre o assunto foram satisfatórios.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.