Análise da Função Autonômica em Acadêmicos da Universidade de Gurupi – TO: Um Estudo Avaliativo
Bruno Victor Mendes Silva ; Anna Júllia Guedes de Miranda; Beatriz Fonseca de Souza; Irla dos Santos Oliveira; João Victor Moreira Barbosa Ribeiro; Rafaela Chaves Campos; Janne Marques Silveira; Wataro Nelson Ogawa
Resumen
O método de Ewing explora o circuito de feedback da via reflexo barorreceptor permitindo quantificar possíveis alterações do tônus vagal-simpático. O objetivo do estudo foi determinar o índice funcional autonômico de acadêmicos da UnirG com finalidade de protocolo-controle. Foram realizados 5 ensaios clínicos em grupos de indivíduos sadios e de doenças prévias/atuais. As médias e desvios-padrão dos escores foram 0,48 (0,72) e 2,42 (1,74), respectivamente com resultado significativo no teste de Mann-Whitney bilateral (p = 0,0002). Conclui-se que o método de Ewing mostrou relativa acurácia e especificidade com uma exequibilidade, visto a sua acessibilidade, baixo custo e fácil manuseio.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.