Equilíbrio funcional e pressão plantar de idosas comunitárias e a relação com o SARCOV-2
Gabriel Alves Rocha Monteiro, Helora Aparecida Pereira Gomes, Aline Helena Nascimento Veloso, Flávia Martins Gervásio
Resumen
Introdução: As doenças crônico-metabólicas influenciam no equilíbrio, que piora com o envelhecimento Objetivo: Comparar o efeito das comorbidades em idosos com diabéticos mellitus tipo 2 (DM2) e/ou hipertensão arterial sistêmica (HAS), fisicamente ativos na comunidade, afetados ou não pela Covid-19, sobre o equilíbrio dinâmico funcional e pressão plantar. Método: Estudo transversal, analítico, aprovado no Comitê de Ética, realizado com idosas (≥60 anos) praticantes de atividade física, com diagnóstico clínico de DM2 e/ou HAS, que tiveram ou não Covid-19. Avaliação do equilíbrio funcional com o Y-Balance Test Lower Quarter (YBT-LQ) e pressão plantar pela plataforma de baropodometria Foot Work®. Aplicou-se o teste Shapiro-Wilk e o teste T Student, adotando-se p<0,05. Resultados: Participaram 17 idosas (70,9 anos ±4,8). As comorbidades alteraram a distribuição de pressão plantar no membro inferior direito (MID), sentido anterior (p=0,031) e posterior (p=0,030), com condição de olhos abertos. O YBT-LQ identificou que há alterações no equilíbrio naqueles acometidos por Covid-19, direção póstero-lateral do MID, tanto em alcance absoluto (p=0,048) quanto na distância alcançada (p=0,032). Houve valores inferiores à literatura no alcance médio absoluto e na distância média alcançada. Conclusão: Comorbidades crônicas e Covid-19 alteram o equilíbrio dinâmico funcional e a pressão plantar em idosos.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.