Análise de cobertura vacinal de Poliomielite no Acre, 2013-2022
Melissa Moreno de Andrade, Isis Nara Alves de Oliveira, Jeniffer Dantas Ferreira, Thainá Souza Ribeiro
Resumen
Objetivo: Analisar o comportamento da tendência das coberturas vacinais de poliomielite do estado, regiões de saúde e municípios acreanos. Método: Estudo ecológico, de abordagem quantitativa, oriundo de dados secundários do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Foram incluídas as coberturas vacinais em crianças menores de cinco anos entre 2013 e 2022. Para a análise de tendência foi utilizado o Joinpoint, estimando a variação percentual anual (APC), a variação média (AAPC) e intervalos de confiança (IC95%). Resultados: No período estudado, a cobertura vacinal para menores de um ano foi maior no Alto Acre. Em Rodrigues Alves (AAPC: -11,95 IC95%16,99; -6,56), Plácido de Castro (AAPC: -10,95 IC95%-20,39;-0,08) e Bujari (APC: -26,85 IC95% -56,33;-5,34) identificou-se tendência de queda significativa. Jordão (AAPC: 2,07 IC95% -1,88;6,11) e Sena Madureira (AAPC: 6,04 IC95% 2,46;9,67) apresentaram tendência ascendente. O 1° reforço apresentou a menor taxa de cobertura no Acre e regiões de saúde. Tendência estacionária foi observada no estado para o 2° reforço e ascendente em 13 dos 22 municípios. Conclusão: Observou-se tendência decrescente para menores de um ano e no 1º reforço da cobertura vacinal contra a Poliomielite no Acre e regiões de saúde entre 2013 e 2022, semelhante a outras localidades no país.
Palavras-chave: Vacinação. Vacina contra Poliovírus. Poliomielite. Estudos ecológicos. Enfermagem.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.