Aleitamento Materno no Contexto da Covid-19: Conhecimento de Gestantes e Puérperas

Cleumylenne Santana Ribeiro De Sousa, Ezequiel Almeida Barros, Rita De Cássia De Sousa, Christiane dos Santos de Carvalho, Layane Mota De Souza De Jesus, Odeony Paulo Dos Santos, Marcelino Santos Neto, Floriacy Stabnow Santos

Resumen

Objetivo: Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil sociodemográfico de gestantes e puérperas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 e identificar seu conhecimento sobre amamentação no contexto da Covid-19. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, envolvendo 75 gestantes e puérperas, com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. A pesquisa ocorreu entre janeiro e junho de 2021 em uma maternidade pública de alto risco, referência regional, em Imperatriz (MA). Resultados: Além disso, (54,7%) tinham entre 26 e 35 anos; (66,7%) eram casados ​​ou em união estável; (50,8%) ensino médio completo; (45,3%) tinham renda média familiar inferior a 1 salário mínimo; (34,7%) tinham até 2 filhos e (68%) eram donas de casa. A maioria tinha conhecimento sobre aleitamento materno exclusivo (68,0%); (49,3%) acreditam que o período ideal para o aleitamento materno exclusivo é de 6 meses. Em relação à amamentação e às medidas preventivas no contexto da Covid-19, (92,0%) das gestantes pretendiam amamentar e (70,7%) desconheciam as orientações do Ministério da Saúde. Conclusão: Ressalta-se que a rede de apoio é fundamental na decisão da mulher em amamentar, e os profissionais de saúde desempenham papel vital na orientação, assistência e apoio à amamentação em meio à Covid-19.

Biografía del autor/a

Cleumylenne Santana Ribeiro De Sousa, Secretaria de Saúde de Senador La Rocque

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Durante a graduação, atuou como bolsista pelo foco acadêmico no projeto "Promoção da saúde e bem-estar entre os alunos da Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz". Além disso, atuou como bolsista pelo foco acadêmico e PROEC no projeto "Estratégias de Incentivo a Doação de Leite Materno ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz-MA". Foi integrante do Centro Acadêmico Ana Néri, Representante Discente e monitora das disciplinas de Fisiologia e Saúde da Mulher 2.

Christiane dos Santos de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão - CCSST campus Imperatriz. Foi bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET) conexões de saberes de Imperatriz, MA. Possui especialização em Enfermagem Obstétrica na modalidade residência pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Atuou como enfermeira generalista no Hospital Municipal de João Lisboa, MA. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Possui interesse em estudos voltados para área materno-infantil. 

Layane Mota De Souza De Jesus, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2012). Especialização em Gestão de Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família (2013), e especialização em Enfermagem do Trabalho (2018). Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2018). Doutorado em Enfermagem (em andamento), pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Servidora pública federal da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus de Imperatriz, coordenação de enfermagem.

Odeony Paulo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA). Foi professor da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí (2018-2019), Faculdades Integradas da América do Sul (2020-2022), Centro Universitário Sul-Americano (2020-2022) e Centro Universitário de Mineiros (2022/1), atuando nos cursos de graduação em enfermagem, odontologia e medicina. Doutorado (2019-X) e mestrado (2017-2019) em Medicina Tropical e Saúde Pública (área de concentração: Patologia), graduação (2012-2017) em enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Experiência profissional nas cadeiras de saúde coletiva e fundamentos de enfermagem. Atua como pesquisador principalmente nos temas relacionados à saúde do adulto: saúde da mulher; educação em saúde e patologia e epidemiologia de eventos não transmissíveis. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde da Criança e Adolescente (GPSaCA/IFG) e do Gupo de Pesquisa em Marcadores Moleculares em Saúde e Doença (PUC/GO).

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade Católica de Goiás (UCG-GO). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira- FAR, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/NEAD, Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica - SBCC e Saúde da Família pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Licenciatura ( Esquema I - Formação Pedagógica de Docentes) em Química/Biologia pelo CEFET/UNEDI. Graduado em Farmácia e Habilitado em Análises Clínicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui experiência nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Assistência Farmacêutica, Diagnóstico Laboratorial e EAD. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB e Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atuou como Supervisor de tutoria no Curso Saúde com Agente promovido pela UFGRS em parceria com o Ministério da Saúde e CONASEMS. Foi Bolsista de Produtividade FAPEMA (Jovem Doutor - 2021-2023), atualmente é Bolsista de Produtividade FAPEMA (Doutor Sênior), Professor Associado I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências de Imperatriz, Professor Permanente dos Cursos de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/UFMA - Mestrado e Doutorado) e Pós Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST/UFMA - Mestrado), Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF UFMA - Pólo Imperatriz), Coordenador de Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq e FAPEMA, Orientador de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq e FAPEMA). É membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB), do Grupo de Altos Estudos de Avaliação de Processos e Práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem (GAAPS) da EERP/USP e do Grupo de Estudos sobre os Cuidados de Enfermagem Sistematizados (GECES) do CCIM/UFMA.

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)(2015), Mestre em Liderança pela Universidade de Santo Amaro-UNISA (2005), Especialista em Metodologias Ativas (UNASP - 2020), Especialista em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA - 2015), Especialista em Educação a Distância (FAR - 2012), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA - 2011), Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (INESUL - 2009), Especialista em Saúde Pública: Saúde da Família (UFMA - 2003), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA - 2000), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (1982). Com atuação profissional na área hospitalar, na Atenção Básica e no Magistério. Áreas de atuação em Saúde Materno-infantil e Saúde pública. Atuou como Enfermeira no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz - MA por 22 anos. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - CCSST. Atua na Graduação em Enfermagem e na Pós-graduação no Mestrado em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA) Orientador de Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq, FAPEMA e Voluntário). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Saude Pública da UFMA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3243272625210360).

Publicado
2024-09-10