Aleitamento Materno no Contexto da Covid-19: Conhecimento de Gestantes e Puérperas
Cleumylenne Santana Ribeiro De Sousa, Ezequiel Almeida Barros, Rita De Cássia De Sousa, Christiane dos Santos de Carvalho, Layane Mota De Souza De Jesus, Odeony Paulo Dos Santos, Marcelino Santos Neto, Floriacy Stabnow Santos
Resumen
Objetivo: Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil sociodemográfico de gestantes e puérperas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 e identificar seu conhecimento sobre amamentação no contexto da Covid-19. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, envolvendo 75 gestantes e puérperas, com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. A pesquisa ocorreu entre janeiro e junho de 2021 em uma maternidade pública de alto risco, referência regional, em Imperatriz (MA). Resultados: Além disso, (54,7%) tinham entre 26 e 35 anos; (66,7%) eram casados ou em união estável; (50,8%) ensino médio completo; (45,3%) tinham renda média familiar inferior a 1 salário mínimo; (34,7%) tinham até 2 filhos e (68%) eram donas de casa. A maioria tinha conhecimento sobre aleitamento materno exclusivo (68,0%); (49,3%) acreditam que o período ideal para o aleitamento materno exclusivo é de 6 meses. Em relação à amamentação e às medidas preventivas no contexto da Covid-19, (92,0%) das gestantes pretendiam amamentar e (70,7%) desconheciam as orientações do Ministério da Saúde. Conclusão: Ressalta-se que a rede de apoio é fundamental na decisão da mulher em amamentar, e os profissionais de saúde desempenham papel vital na orientação, assistência e apoio à amamentação em meio à Covid-19.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.