Avaliação das características sociodemográficas, obstétricas, e práticas do aleitamento materno de mães que amamentam crianças menores de um ano
Kethlen Pereira Pessoa, Ezequiel Almeida Barros, Rita de Cássia de Sousa, Roberta de Araújo e Silva, Paula dos Santos Brito, Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Marcelino Santos Neto, Floriacy Stabnow Santos
Resumen
Objetivo: Descrever as características sociodemográficas, obstétricas e as práticas do AM de mulheres de amamentam crianças menores de um ano cadastradas na estratégia saúde da família do município de Imperatriz – MA. Materiais e Métodos: estudo transversal, descritiva de abordagem quantitativa realizado com mães que amamentam crianças menores de um ano de idade. Para a coleta de dados foi aplicado um formulário estruturado sobre a alimentação da criança nas últimas 24 horas. Os dados coletados foram registrados em um programa desenvolvido em linguagem Java, elaborado especialmente para a presente pesquisa, logo após, foram exportados para planilha Excel, onde foram tabulados valores absolutos e relativos. Resultados: Entrevistou-se de 328 mulheres. A maior parte tinha entre 20 e 29 anos, casadas, tinham entre 10 e 12 anos de estudo, eram donas de casa, multíparas, fizeram pré-natal, realizou seis ou mais consultas e receberam orientação sobre AM durante o pré-natal, estavam em AME, não tiveram dificuldades com a amamentação, receberam incentivo para amamentar, foram apoiadas pelos familiares, possuem experiência anterior com AM, não ofertam mamadeira ou chupeta/pipo à criança. Considerações finais: Este estudo visa contribuir para que profissionais de saúde planejem e implementem intervenções que favoreçam o aleitamento e a promoção da saúde materno-infantil.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.