A Experiência Subjetiva de pacientes com o Uso Medicinal da Cannabis sativa L.: Uma Revisão Integrativa
Cristiane Mendonça de Oliveira, Djenane Ramalho de Oliveira, Ana Cimbleris Alkmim, Catarina Stivali Teixeira
Resumo
A Cannabis sativa L., planta popularmente conhecida por canabis ou maconha, apresenta uma história relacionada a diversos impactos socioculturais, consequência de seus diversos usos possíveis, dentre eles, o uso medicinal. Ainda que seja uma “erva proibida” em muitos lugares do mundo, a espécie tem despertado interesse da comunidade científica e da indústria farmacêutica, além de gerar expectativas em muitas pessoas. Diante desse cenário, o objetivo desse estudo foi revelar a experiência dos pacientes com o uso medicinal da Cannabis, por meio de uma revisão integrativa de artigos qualitativos primários. Os três temas mais recorrentes, em ordem descrescente, foram “Benefícios do uso”, “Desafios enfrentados” e “Padrões de uso contemporâneos”. Os subtemas mais citados no primeiro tema mencionado foram “Eficácia percebida” e “Menos efeitos indesejados e menores quantidades de medicamentos”. Já no segundo tema mencionado, o subtema mais expressivo foi “Desaprovação médica e receio em conversar com profissionais de saúde”. Por fim, em relação ao terceiro tema mencionado, o subtema “Métodos variados de uso” foi o mais recorrente. Espera-se que os resultados obtidos nessa revisão sirvam de instrumento para os profissionais de saúde no planejamento de estratégias para ensino, pesquisa e práticas com perspectivas ampliadas e informadas sobre o uso da Cannabis Medicinal no processo de cuidado.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.