Fatores associados a proporção de exodontias no estado do Maranhão (2017 – 2022)
Gabriel da Silva Martins, Rennis Oliveira da Silva, Rossana Vanessa Dantas de Almeida Marques
Resumo
A perda dentária impacta na saúde bucal, com repercussões negativas na dentição e no bem-estar global dos indivíduos. Este estudo avalia a proporção de exodontias no estado do Maranhão (2017-2022), considerando faixas etárias, gênero e orientação de higiene oral. Utilizando uma abordagem transversal e dados secundários do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), calculou-se o indicador proporção de exodontias em relação aos procedimentos odontológicos (PERP). As variáveis explicativas incluem gênero, faixas etárias e orientação de higiene oral. A análise de dados incluiu a estatística descritiva, regressão linear múltipla e correlação de Pearson. Observou-se uma maior proporção de exodontias em homens (p<0.001), com aumento significativo da perda dentária a partir das faixas etárias: 30-39 (p<0.015), 40-49 (p<0.001), 50-59 (p<0.001) e 60+ (p<0.001). A orientação de higiene oral teve um impacto positivo na redução da perda dentária (R=-0.691 e p<0.001). Os homens e faixas etárias a partir dos 30 anos estão mais suscetíveis à perda dentária no Maranhão. Além disso, a orientação de higiene oral mostrou-se eficaz na redução da perda dentária. Essas descobertas destacam a importância de estratégias de prevenção e atenção odontológica específicas para esses grupos de maior risco.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Bucal. Exodontia
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.