Comparação do controle de equilíbrio estático em variadas condições e posturas em diferentes fases do ciclo menstrual em mulheres jovens saudáveis
Alexia Andréa Fuzer Lira Pereira, Djanara Barbosa Brito, Luiz Henrique Cabral Duarte, Isis de Melo Ostroski, Tamiris Beppler Martins, Gilmar Moraes Santos
Resumo
Introdução: Durante o ciclo menstrual (CM) oscilações hormonais de progesterona e estrogênio afetam o controle do equilíbrio estático (CEE). Objetivo: Verificar o efeito das diferentes fases do ciclo menstrual no CEE de mulheres jovens saudáveis em variadas condições e posturas. Metodologia: Mulheres entre 18 e 30 anos submetidas à avaliação do CEE pela plataforma de força VSR Sport (Neurocom™) durante as fases menstrual (FM), lútea (FL) e folicular (FF) do CM. A velocidade de oscilação do centro de gravidade foi medida nas posturas bipodal, unipodal e tandem seguindo o protocolo do Stability Evaluation Test. Resultados: 19 mulheres (21,52 ± 2,85 anos) foram avaliadas quanto à oscilação do centro de gravidade durante a FM, FL e FF do CM. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as posturas durante o CM. Apenas na postura unipodal houve diferença significativa (p = 0,032), com maior velocidade de oscilação do centro de gravidade na FF (1,85±0,53) comparada a FL (1,70±0,45) e FM (1,64±0,38). Conclusão: Os achados não evidenciaram correlação entre CEE e oscilações hormonais. A única diferença observada na FF em apoio unipodal, pode estar relacionada à maior exigência de controle motor do que as posturas bipodal e tandem.
Palavras-chave: Equilíbrio postural. Ciclo menstrual. Propriocepção.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.