O efeito do reforço verbal na atividade eletromiográfica do músculo reto femoral e bíceps femoral durante execução do exercício de prancha frontal tradicional
Tamiris Beppler Martins, Ana Costa Miguel, Tais Costella, Taís Beppler Martins, Rodrigo Okubo5 Iramar Baptistella do Nascimento, Luis Mochizuki, Gilmar Moraes Santos
Resumo
Apesar do número crescente de praticantes da prancha frontal tradicional (PFT) no âmbito clínico, não foram encontrados estudos sobre os efeitos do reforço verbal (RV) neste exercício. O objetivo do estudo foi analisar o efeito do RV na atividade eletromiográfica do músculo reto femoral e bíceps femoral durante a execução do exercício de PFT. No método, homens e mulheres, fisicamente ativos, foram submetidos à avaliação da atividade elétrica muscular utilizando o receptor TeleMyo Clinical da Noraxon. A atividade eletromiográfica do reto e bíceps femoral foi mensurada em duas condições, com e sem RV. Como resultados, 20 mulheres e 10 homens (mostraram que o tempo de execução da PFT quando o RV foi utilizado foi maior em comparação com a condição sem RV. Houve aumento significativo na atividade eletromiográfica do bíceps femoral na condição com RV. Esses achados indicam que o uso do RV tem impacto positivo sobre o desempenho do exercício de PFT. Isso sugere que esse tipo de estratégia pode contribuir para aumentar a atividade muscular, prevenir lesões e promover a reabilitação funcional e, portanto, deveria ser incorporado nas intervenções clínicas.
Palavras-chave: Exercício Físico. Eletromiografia. Reforço Verbal.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.