Informação sobre medicamentos: um serviço relevante no uso seguro e efetivo de medicamentos.
Thalita Aguiar Nogueira, Gabrielle Agnez de Souza Orengo, Mariana Santos Melo, Gislaine Ferraresi Bonella, Maria Ângela Ribeiro
Resumo
Objetivo: Descrever os resultados do Centro de Informação sobre Medicamentos de um hospital universitário no sudeste do Brasil entre 2015 e 2023. Métodos: Trata-se de um estudo transversal acerca das solicitações de informações sobre medicamentos provenientes de um centro de informações do serviço de farmácia. Os dados foram catalogados no Microsoft Excel®. Para análise, foram utilizadas estatísticas descritivas com medidas de tendência central, dispersão amostral e frequências. Resultados: Foram identificados 1064 resultados (1043 passivos e 23 ativos). Das solicitações passivas, os principais solicitantes foram enfermeiros (38,54%), técnicos de farmácia (15,05%) e técnicos de enfermagem (12,56%) de enfermarias adulto (25,41%), seguidos por farmácias hospitalares (20,42%) e unidades de terapia intensiva pediátricas (15,82%). Questões relacionadas à reconstituição, diluição, estabilidade e compatibilidade predominaram no estudo (52,83%). As classes mais prevalentes da classificação ATC foram: anti-infecciosos para uso sistêmico (24,83%), sistema nervoso (15,67%) e cardiovascular (14,12%). As principais fontes de informação foram recursos terciários como Micromedex®, UpToDate® e livros. Conclusão: O estudo descreve o perfil de informações sobre medicamentos, demonstrando a importância dos Centros de Informações para apoiar a prática de profissionais de saúde no uso seguro e efetivo de medicamentos.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.