Ocorrência de parasitas em hortaliças cultivadas nos sistemas orgânico e convencional comercializadas em Bento Gonçalves, RS
Resumo
O presente estudo objetivou analisar a contaminação parasitológica de alface (Lactuca sativa), rúcula (Eruca sativa) e couve (Brassica oleracea) cultivadas em dois sistemas de produção (convencional e orgânico) comercializadas em feiras livres e mercados situados no município de Bento Gonçalves, RS. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e de abordagem qualiquantitativa. Para tanto, foram adquiridas 120 amostras de hortaliças, as quais foram processadas pelo método de sedimentação espontânea descrito por Hoffman, Pons e Janer (HPJ). Dentre as amostras analisadas, 70% apresentaram resultado positivo para algum tipo de parasita. Em geral, observou-se um maior índice de contaminação parasitológica em hortaliças cultivadas no sistema convencional em comparação ao orgânico, correspondendo a 71,7% e 68,3%, respectivamente. No que se refere ao local onde as hortaliças foram adquiridas, tanto as comercializadas na feira livre como as do mercado apresentaram contaminação parasitária. Dos parasitos identificados nas amostras, o ancilostomídeo foi o helminto mais frequente, estando presente em 98,8% das amostras positivas. A partir dos dados obtidos nesse estudo, é importante conscientizar a população, especialmente os manipuladores de alimentos, sobre a correta higienização e sanitização das hortaliças a fim de evitar a disseminação de parasitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.