Risco de quedas em pessoas idosas assistidas por uma Unidade de Saúde da cidade de Palmas - TO
Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar o risco de queda em idosos residentes na região norte da cidade de Palmas, estado do Tocantins, cadastrados na Unidade de Saúde da Família ARNE 53. Amostra foi composta por 39 idosos com idade média de 72,8 DP=
± 6,47 anos, sendo 29 (74,3%) mulheres e 10 (25,6%) homens. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas domiciliares com aplicação dos seguintes instrumentos: Escala Fall Risk Score de Dowton, Timed Up and Go (TUG), Avaliação Geriátrica Compacta (AGC-10) e Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Com a aplicação do MEEN, 74% das pessoas idosas ficaram abaixo da pontuação de corte para sua escolaridade. Na escala de Fall Risk Score de Dowton, contatou-se que 61,5 % dos idosos apresentavam risco alto para queda. Em relação ao Timed Up and Go Test (TUG) verificou-se 53% dos idosos classificados como baixo risco, e na AGC-10 71,7% dos idosos apresentaram um baixo risco para eventos adversos. Diante dos resultados apresentados constatou- se que os idosos avaliados apresentaram alto risco para quedas pela Fall Risk Score de Dowton e MEEM e baixo risco de quedas no Timed Up and Go Test e AGC-10, havendo discordância mediante os resultados.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.