Minimum flow and water availability in the baixo Paraiba do Sul watershed, Brazil: impacts of climate change and demand trends
Resumo
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul no Rio de Janeiro, Brasil, tem experimentado mudanças significativas nos padrões de precipitação e regimes de fluxo devido às mudanças climáticas e pressões antrópicas, como transposições de água e reservatórios hidrelétricos. Este estudo teve como objetivo avaliar as tendências de disponibilidade hídrica, com foco nas vazões mínimas na região do Baixo Paraíba do Sul e seus principais tributários: Pomba, Muriaé e Dois Rios. Usando uma abordagem estatística, dados históricos de vazão de 2012 a 2022 foram analisados, incluindo a seca severa de 2014-2015. A metodologia envolveu probabilidades de excedência (Q95) e análise de frequência para avaliar a variabilidade mensal da vazão. Os resultados mostraram reduções consideráveis nas vazões Q95: 30,9% no canal principal do Paraíba do Sul, 35,9% em Dois Rios, 42,4% em Muriaé e 46,3% em Pomba. Além disso, os fluxos mensais caíram abaixo dos níveis residuais em 22%, 19,7%, 18,9% e 11,4% dos casos para essas regiões, respectivamente. Essas descobertas destacam a necessidade urgente de revisar o plano de gestão da bacia hidrográfica para abordar as demandas atuais de água e se adaptar às mudanças climáticas de forma eficaz.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.