Perfil epidemiológico e análise das internações por pneumonia em um hospital pediátrico nos períodos pré e pós-pandêmico da Covid-19
Resumo
Introdução: Com a COVID-19 foram adotadas medidas que resultaram na redução do número de infecções respiratórias durante a pandemia. Objetivo: Identificar o perfil epidemiológico das crianças e adolescentes internados por pneumonia nos períodos pré e pós-pandêmicos da COVID-19 e analisar a incidência, período de internação e o desfecho hospitalar desses pacientes internados. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, observacional, com abordagem quantitativa e de delineamento retrospectivo. Foram incluídos crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, com diagnóstico clínico de pneumonia internados nos períodos pré e pós-pandêmico. Para todas as análises estatísticas foi considerado um nível de significância com valor de p < 0,05. Resultados: Foram analisadas um total de 2.688 internações hospitalares por pneumonia, sendo 1.220 no período pré-pandêmico e 1.468 no período pós-pandêmico. Observou-se um aumento estatisticamente significativo quanto a incidência de recém-nascidos internados por pneumonia no período pós-pandêmico da COVID-19 (p <0,05). Essa mudança pode estar associada a uma “dívida imunológica. Conclusão: Houve um aumento no número de recém-nascidos internados por pneumonia no período pós-pandêmico da COVID-19 quando comparado ao período pré-pandêmico. Não houve alteração nos demais fatores analisados nestes períodos.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.