Falta ao trabalho por motivo de saúde entre professores da educação básica da rede estadual de Minas Gerais
Resumo
Este artigo teve por objetivo analisar os fatores associados à falta ao trabalho por motivo de saúde entre professores da educação básica da rede pública estadual de Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal que analisou dados de um inquérito do tipo websurvey denominado Projeto ProfSMinas. A variável dependente foi o relato de falta ao trabalho por motivo de saúde nos 12 meses anteriores. As variáveis independentes incluíram características sociodemográficas, características do emprego, estressores ocupacionais e condições de saúde. Associações brutas e ajustadas entre as variáveis foram estimadas por meio do teste de Qui-quadrado de Pearson e Regressão Logística. Participaram 767 professores e a prevalência de falta ao trabalho por problemas de saúde no ano anterior à pesquisa foi de 52,4%. O modelo final revelou que a chance de faltar ao trabalho por motivos de saúde foi maior entre as professoras, aqueles que relataram ruído elevado em sala de aula, com desequilíbrio esforço-recompensa no trabalho, que relataram diagnóstico médico de doenças crônicas não transmissíveis, depressão e/ou de ansiedade e entre aqueles com suspeita de distúrbios vocais. Concluiu-se que estressores ocupacionais aumentaram as chances de falta ao trabalho por problemas de saúde entre professores da educação básica pública do Estado.
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