Avaliação do conhecimento, atitudes e práticas dos manipuladores de alimentos de uma unidade de alimentação e nutrição do município de Ubá-MG
Resumo
Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são responsáveis pela preparação e distribuição de refeições equilibradas Os manipuladores de alimentos são indivíduos que entram em contato direto ou indireto com o alimento, devendo seguir diretrizes de boas práticas para garantir a qualidade nutricional e sanitária do alimento produzido, sendo portanto um dos principais agentes envolvidos no processo de contaminação. O objetivo do trabalho foi analisar o nível de conhecimento e entendimento dos manipuladores sobre higiene pessoal e boas práticas e realizar análise microbiológica das mãos dos manipuladores. Caracterizou-se como estudo descritivo transversal, com coleta de dados sociodemográficos, avaliação microbiológica das mãos de manipuladores, questionário para avaliar o conhecimento sobre boas práticas e avaliação dos efeitos da implementação dos sistemas de gestão da segurança. Resultados mostraram aumento de 83,18% para 95,46% após aplicação de sistemas de gestão, com destaque para higiene pessoal, antes e após aplicação mantiveram 100% de assertividade. Depois da implementação houve redução nas contagens microbiológicas de mesófilos. Constata-se que, a capacitação em Boas Práticas regular é essencial para garantir higiene e segurança na produção de alimentos, evitando contaminação por manipuladores em todas as etapas.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.