Produção de filmes biodegradáveis de componentes fibrosos de caroço de açaí (Euterpe oleracea M.) a base de amido de mandioca (Manihot eesculenta C.) plasticizado com glicerol e sorbitol.
Resumo
O crescente consumo de polpa de açaí tem aumentado o descarte inadequado do resíduo de caroço, e acarreta problemas ambientais e de saneamento, assim tem-se o estudo de blendas biopoliméricas de amido de mandioca e componentes de caroço de açaí incorporados com polióis e aplicação para produção de filmes biodegradáveis como alternativa para minimização do descarte de resíduos. O caroço de açaí foi coletado, lavado e seco em estufa de circulação de ar a 60 ºC, triturado e peneirado. As frações utilizadas foram caracterizadas por DRX, FTIR e MEV. Os filmes elaborados foram caracterizados por ensaio mecânico de resistência à tração e elongamento, espessura, transparência e solubilidade. Foram identificados a presença de celulose, hemicelulose e lignina a partir dos picos de difração de raios x e infravermelho, bem como evidenciação da parede celular através das microscopias. A incorporação de polióis junto às frações ocasionou diferenciação das propriedades dos filmes elaborados, permitindo manipulação e melhora de suas propriedades. A perspectiva de elaboração de filmes biodegradáveis incorporados com fração de caroço de açaí permite a inserção de plásticos menos poluentes no mercado consumidor, minimizando os danos ocasionados pelo descarte no meio ambiente.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.