Produção de filmes biodegradáveis de componentes fibrosos de caroço de açaí (Euterpe oleracea M.) a base de amido de mandioca (Manihot eesculenta C.) plasticizado com glicerol e sorbitol.

  • Lucas Antonio Duarte Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Isis Gomes Campos Universidade Federal do Pará
  • Gleice Vasconcelos Pereira do Lago Universidade Federal do Pará
  • Wesley Lima Costa Universidade Federal do Pará
  • Glauce Vasconcelos da Silva Pereira Universidade Federal do Pará
  • Davi do Socorro Barros Brasil Universidade Federal do Pará
  • José de Arimatéia Rodrigues do Rego Universidade Federal do Pará

Resumo

O crescente consumo de polpa de açaí tem aumentado o descarte inadequado do resíduo de caroço, e acarreta problemas ambientais e de saneamento, assim tem-se o estudo de blendas biopoliméricas de amido de mandioca e componentes de caroço de açaí incorporados com polióis e aplicação para produção de filmes biodegradáveis como alternativa para minimização do descarte de resíduos. O caroço de açaí foi coletado, lavado e seco em estufa de circulação de ar a 60 ºC, triturado e peneirado. As frações utilizadas foram caracterizadas por DRX, FTIR e MEV. Os filmes elaborados foram caracterizados por ensaio mecânico de resistência à tração e elongamento, espessura, transparência e solubilidade. Foram identificados a presença de celulose, hemicelulose e lignina a partir dos picos de difração de raios x e infravermelho, bem como evidenciação da parede celular através das microscopias. A incorporação de polióis junto às frações ocasionou diferenciação das propriedades dos filmes elaborados, permitindo manipulação e melhora de suas propriedades. A perspectiva de elaboração de filmes biodegradáveis incorporados com fração de caroço de açaí permite a inserção de plásticos menos poluentes no mercado consumidor, minimizando os danos ocasionados pelo descarte no meio ambiente.

Publicado
2025-10-12
Como Citar
Duarte Ribeiro, L. A., Gomes Campos, I., Pereira do Lago, G. V., Lima Costa, W., da Silva Pereira, G. V., Barros Brasil, D. do S., & Rodrigues do Rego, J. de A. (2025). Produção de filmes biodegradáveis de componentes fibrosos de caroço de açaí (Euterpe oleracea M.) a base de amido de mandioca (Manihot eesculenta C.) plasticizado com glicerol e sorbitol. REVISTA CEREUS, 17(3), 382-397. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5869
Seção
Artigos